Atração no Parque Municipal, trenzinho passou por reforma e modernização

Atração no Parque Municipal, trenzinho passou por reforma e modernização

,

O Parque Municipal Américo Renné Giannetti, além de servir como espaço para a prática de atividades físicas, lazer e entretenimento, também tem tradição por conta do espaço de diversão. Dentre as opções, há um equipamento que há anos faz parte da história do Parque e dos frequentadores: a Maria Fumaça. A atração passou recentemente por uma reforma recebendo uma estrutura mais moderna e segura para os usuários.  

A primeira versão do trenzinho, que com o tempo mudou o nome para Maria Fumaça, era um motor e chassi de Jeep Willys com a carroceria modificada para parecer uma locomotiva. Recentemente, ele foi todo reformado, ganhando um modelo mais moderno, com reforço no chassi, freio a disco, direção hidráulica e novo motor de Ford Ranger 2.8 turbo a diesel. Os quatro vagões também foram revitalizados e trocados os engates para um de sistema de engate universal, ficando mais seguro. Foi feito, ainda, o estofamento dos bancos e colocado correntes de segurança, tornando-o assim mais atrativo e confortável para os usuários.

O brinquedo funciona de terça a sexta-feira, de acordo com a demanda, e aos sábados e domingos, das 9h às 17h. Em cada viagem, é possível o transporte de até 40 pessoas. O embarque e desembarque ocorrem na Alameda dos Fícus (próximo a área dos brinquedos). O trajeto inclui a Alameda do Pau Rei, Teatro Francisco Nunes, Coreto e Alameda das Sapucaias. O valor da viagem, que dura cerca de 10 minutos, é de R$4,50 por pessoa, sendo uma boa opção de passeio para as crianças e toda a família.

História

Segundo relato de familiares do criador da atração, Walfrido Araújo, já falecido, a “Chimbica”, primeiro nome do equipamento, surgiu em 1966 com a proposta de integrar as atrações do Parque, em um passeio agradável e com um roteiro especial. “Nosso avô pensou em uma opção que servisse como um comboio infantil. Ele queria um brinquedo diferenciado que fizesse alusão às tradicionais marias fumaças existentes nas cidades históricas de Minas Gerais”, contam os netos Cristina Cunha e Fernando Araújo.

Durante mais de 50 anos de funcionamento, a Maria Fumaça só parou durante o período de pandemia. Durante todo esse tempo, são muitas as histórias e as recordações que as famílias criam durante os passeios. “Muitas pessoas relembram que já se divertiram neste brinquedo e agora trazem seus filhos, netos e até bisnetos para vivenciarem essa experiência maravilhosa”, explicam os familiares do senhor Walfrido.

Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Parque Municipal)

Avenida Afonso Pena, 1377 – Centro