Almoço de Natal dos Restaurantes Populares reúne mais de 3 mil pessoas
.
O 30º almoço de Natal dos Restaurantes Populares, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, serviu 3,3 mil refeições na tarde desta quarta-feira, no Restaurante Popular Herbert de Souza, na região central da cidade. Além das refeições gratuitas, foram entregues mais de 1 mil presentes para as crianças que participaram da festa com suas famílias.
Programado para começar às 11h e terminar às 14h, o Almoço de Natal avançou até às 15h, para garantir que todas as pessoas que estavam na fila fizessem sua refeição. A dona Maria Regina de Jesus, moradora da Pedreira Prado Lopes, levou os netos André, Isac e Emilly para celebrarem o Natal no Restaurante Popular. “Trouxe eles para almoçar e ainda ganharam presente. Fiquei muito feliz. Eu agradeço por este almoço, porque senti que minha família foi incluída e é assim que tem que ser todos os dias”, contou emocionada.
O cardápio deste ano contou com arroz ao alho, tutu, lombo ao molho de abacaxi e saladas. Um dos responsáveis pela preparação foi o Chefe de Cozinha José Carlos Souza Franco, que trabalha nos Restaurantes Populares também há 30 anos. “O prazer é muito grande, com todo amor, todo carinho, preparar essa refeição para essa multidão de gente que vem almoçar hoje. Como eu trabalho diariamente aqui, o Natal para mim é muito especial, porque sei que estamos fazendo a diferença na vida de muitas famílias”, explicou.
Direito à alimentação
Os Restaurantes Populares da Prefeitura de Belo Horizonte cumprem diariamente a função de garantir o direito humano à alimentação, com valores acessíveis e refeições nutricionalmente balanceadas, atendendo principalmente famílias mais vulneráveis. A subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional da PBH, Darklane Rodrigues, explica que o Natal é uma forma de coroar o trabalho feito de forma ininterrupta durante todo ano.
“O prefeito Fuad nos orientou, nos deu a diretriz de transformar esse momento no momento de acolhimento, no momento onde de fato a gente abrace a cidade. Esse almoço, para além da comida, é um momento de confraternizar, de encontrar as pessoas. Esse é um momento que não é só uma entrega da Prefeitura de Belo Horizonte, é um momento onde a cidade acolhe o Natal dos restaurantes populares para construir essa festa com voluntários de entrega de um dia festivo para as famílias que se alimentam nas unidades respectivas”, detalhou.
Além do almoço no Restaurante Popular I, as demais unidades também realizaram oferta de almoço gratuito exclusivamente à população em situação de rua, conforme acontece aos finais de semana e feriados.