Governador e vice participam da cerimônia de posse do novo Procurador-Geral de Justiça de Minas
.
Paulo de Tarso Morais Filho sucede a Jarbas Soares Júnior, que esteve à frente do Ministério Público de Minas Gerais por quatro anos
O governador Romeu Zema, e o vice-governador Professor Mateus, participaram, nesta sexta-feira (13/12), da solenidade de posse do novo procurador-geral de Justiça de Minas, o promotor Paulo de Tarso Morais Filho, que assume a chefia do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para o biênio de 2025/2026. A solenidade foi na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
Paulo de Tarso foi o escolhido pelo governador a partir de uma lista enviada pelo MPMG contendo os três procuradores de Justiça mais votados em eleição direta da instituição, realizada em 18/11.
A nomeação de Paulo de Tarso é um marco histórico para o MPMG pois, pela primeira vez, um promotor de Justiça assume diretamente o cargo de procurador-geral de Justiça em Minas Gerais. Antes, apenas procuradores podiam se candidatar. Esta foi a 3ª eleição em que promotores puderam concorrer à chefia do MPMG, condição permitida a partir de lei complementar de 2020.
“Eu sempre vejo com bons olhos toda mudança. Teremos à frente do Ministério Público de Minas Gerais o doutor Paulo de Tarso, primeiro promotor de Justiça alçado a esse cargo. E espero que ele continue o belíssimo trabalho desenvolvido de forma competente pelo doutor Jarbas, que foi um grande aliado do Estado de Minas Gerais”, afirmou Romeu Zema.
“O Ministério Público, na gestão do doutor Jarbas, participou ativamente na costura dos acordos de Brumadinho, de Mariana e de muitas outras ações. Então eu quero aqui agradecer o doutor Jarbas e desejar muito sucesso ao doutor Paulo”, destacou o governador.
Durante o evento o novo procurador-geral sinalizou a expectativa da relação entre a Promotoria Geral de Justiça e o Poder Executivo.
“Nossa relação é a mais republicana possível, de cordialidade, cada um com as suas instituições para defender, as instituições se respeitando e o governo também nos respeitando, mas ambos construindo juntos para a população do estado de Minas Gerais”, afirmou Paulo de Tarso Morais Filho.
O vice-governador Mateus Simões também salientou a boa relação institucional construída entre a instituição e o Poder Executivo. “É um importante momento para Minas Gerais. Quando o doutor Paulo de Tarso fez parte da última administração nós fomos aprofundando uma relação institucional muito construtiva ao longo dos últimos quatro anos”, comentou.
“Esperamos continuar com essa boa relação. Tenho certeza que serão dois anos de muitos bons resultados para os mineiros, porque é isso que acontece quando o Ministério Público e o Executivo conseguem trabalhar bem, na base da confiança do diálogo: é o Estado e os seus cidadãos que ganham”, pontuou Professor Mateus.
O novo procurador vai suceder a Jarbas Soares Júnior, que ocupa o cargo desde dezembro de 2020. Compete ao procurador-geral de Justiça integrar, como membro nato, e presidir os Órgãos Colegiados do Ministério Público, o Conselho Superior do Ministério Público e a Comissão de Concurso; oferecer denúncias ao Tribunal de Justiça contra representantes do Poder Público que possuam foro privilegiado; representar o Ministério Público nas sessões plenárias dos Tribunais de Justiça, Militar e de Contas, além de outras atribuições previstas na Lei Orgânica do Ministério Público.
Paulo de Tarso Morais Filho
Natural de Entre Rios de Minas, Paulo de Tarso Morais Filho tem 57 anos, é formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro.
Tem uma carreira de quase 30 anos dedicada ao Ministério Público, tendo ingressado na instituição em 1995. Atuou como promotor de Justiça substituto nas comarcas de Rio Pardo, Taiobeiras, Salinas e Itaguara.
Foi promovido em 1997 para a comarca de Abre Campo e, em 1998, para Itabira. Em 2004, passou a atuar em Belo Horizonte, com destacada atuação nas Promotorias de Justiça da Auditoria Militar e Defesa do Consumidor. No MPMG, também desempenhou funções administrativas relevantes, sendo Chefe de Gabinete de 2012 a 2016 e de 2020 a 2024.