Implantação do novo sistema de telefonia deve acontecer até julho

Implantação do novo sistema de telefonia deve acontecer até julho

Para modernizar e tornar mais eficiente a comunicação e o atendimento à população, a Prefeitura de Contagem está investindo na implantação de telefones via internet, tecnologia IP e PABX em nuvem, em substituição aos atuais telefones fixos. A previsão para implantação da nova tecnologia, em todas as secretarias, autarquias e equipamentos públicos, é até julho deste ano. 

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação, Fernando Lopes, a Prefeitura está abrindo, neste mês de janeiro, o processo licitatório para contratação dos novos serviços de telefonia. “Em um prazo de três a quatro meses, o serviço deverá estar implantado. Assim que os serviços forem concluídos, a Prefeitura vai divulgar, por meio do site, os novos números de telefones de todos os equipamentos públicos da cidade”, afirmou. 

“As linhas de telefones e ramais de atendimento direto à população terão prioridade na mudança tecnológica e serão as primeiras a serem instaladas e disponibilizadas. O sistema de telefone fixo será mantido, apenas, para as secretarias e assessores das secretarias, e nas localidades onde não há Internet ou a qualidade é baixa”, explica o secretário.  

De acordo com Fernando, “a nova tecnologia vai diminuir 40% dos erros e falhas que o atual serviço de telefonia fixa possui. A economia no valor das contas telefônicas será de 35% a 40%. A migração do telefone fixo para a Internet será possível no município, porque a cobertura de Internet alcança 98% do território”. 

“A substituição dos telefones fixos é uma necessidade, visto que a tecnologia utilizada é antiga, frágil e está desatualizada. A mudança de tecnologia, também, vai acabar com os problemas gerados na telefonia, devido aos constantes furtos de cabos de cobre no município, pois a Internet não utiliza fio”, afirma. 

O secretário explica que a tecnologia IP e PABX em nuvem usa os computadores, com fones de ouvido e microfones, conectados à internet, como aparelhos telefônicos. “Os ramais internos e externos da Prefeitura poderão ser acessados pelo celular, por meio de um aplicativo que será disponibilizado como opção de uso para todos os servidores municipais”, completou. 

“A troca da tecnologia de telefonia fixa está prevista no Plano de Inovação Tecnológica do município, que foi iniciado em 2021. “A mudança de tecnologia visa tornar a gestão pública mais moderna e eficiente, flexibilizando o atendimento no espaço físico para o atendimento telefônico móvel, que tem a vantagem de oferecer respostas e soluções a qualquer tempo”, destacou.