Margareth Reali traz a Belo Horizonte o show "Sentinela do Futuro"

Margareth Reali traz a Belo Horizonte o show "Sentinela do Futuro"

.

Conservatório UFMG

Avenida Afonso Pena, 1534 – Centro - BH

24 de março às 20 horas

Entrada gratuita

Repertório privilegia a obra de Milton Nascimento e autores mineiros

"Sentinela do Futuro" é o show da cantora Margareth Reali, que apresenta canções de Milton Nascimento e outros compositores, ao lado de músicos de Belo Horizonte, que são muito consagrados pelas suas trajetórias com os artistas do "Clube da Esquina”.

No show, a cantora será ladeada por Lincoln Cheib (bateria), Tattá Spalla (vocais e violão), Beto Lopes (vocais, baixo e guitarra) e Christiano Caldas (arranjos, direção musical e teclado).

 O nome "Sentinela do Futuro" faz referência a um "guardião” das melodias, da memória da música mineira, que sempre foi moderna pelo que é, com as suas raízes, estruturas melódicas, influências e polirritmia.  

Neste trabalho, além de ter bebido da verdadeira fonte da música feita pelos artistas mineiros, Margareth buscou elementos que a conectam com o futuro, com novos arranjos feitos por Christiano Caldas ou em grupo.

Canções como "Canoa, Canoa”, de Nelson Ângelo e "Caxangá”, ambas em parceria com Fernando Brant, foram pensadas com uma identidade mais vibrante e com elementos musicais modernos, na instrumentação, mas não perderam o ritmo original proposto por Milton Nascimento nos seus discos.

O grupo "O Terço” também é lembrado com a canção "Criaturas da Noite”, em um arranjo que passeia entre solos "progressivos" de guitarras e acordes barrocos.

Outros compositores mineiros homenageados serão Beto Lopes, que fará uma participação especial cantando, e Chico Amaral, coautor da maioria dos sucessos do grupo Skank, que será lembrado com a canção “Bodas", também gravada pela cantora e disponível nas redes digitais.

O show em Belo Horizonte acontece no dia 24 de março, às 20 horas, no Conservatório UFMG (Avenida Afonso Pena, 1534 – Centro – Belo Horizonte), com entrada franca.

 

Ensaios aconteceram em Belo Horizonte

Beto Lopes, um dos maiores conhecedores da música do Milton, acolheu o trabalho da cantora e a chamou para passar uma temporada em Belo Horizonte e se apresentar no "Bar do Museu Clube da Esquina", onde já bateram recorde de público. Ao mesmo tempo, com essas apresentações, a cantora se prepara para gravar futuramente com o produtor Max Pierre, que a convidou para fazer um álbum inteiro com a obra de Milton.

 

Mês da Mulher

O show “Sentinela do Futuro" acontece em sintonia com as comemorações do mês da mulher, pois Margareth Reali tem sido sinônimo de empoderamento feminino, já que têm provado que a mulher pode se reinventar, em qualquer idade.

A cantora completou 50 anos e voltou a fazer shows, depois de mais de 10 anos afastada dos palcos.

Palcos que ela tinha pisado na Europa e também dividido com grandes nomes da música brasileira, como Toquinho e Francis Hime. Porém, ao se deparar com o sonho do filho, de ser jogador de futebol, ela abdicou para acompanhá-lo nos jogos e testes pelo Brasil.

 Nesse período, para continuar no ramo artístico, Margareth trabalhou como “agente” de estrelas da música instrumental como Eumir Deodato, Romero Lubambo e Don Salvador, além de escrever projetos que foram sucesso no mercado musical, como a volta do grupo "Som Imaginário".

Depois de um AVC, em 2018, e um tempo dedicado à sua recuperação, Margareth decidiu que era hora de voltar e buscar a sua verdadeira felicidade e vocação, que sempre foi cantar. 

O impulso definitivo veio em 2021, durante a pandemia, com o convite do produtor Torcuato Mariano, conhecido por ser produtor de realities musicais da Rede Globo, para Margareth gravar uma versão bossa nova de “I say a Little Prayer”, sucesso nos anos 60 na voz de Aretha Franklin.

No ano seguinte, Margareth decidiu lançar seu primeiro EP com o single “Sentinela”, de Milton Nascimento e Fernando Brant. A canção foi gravada no Studio 71, em Belo Horizonte, com produção musical e arranjos do pianista Christiano Caldas, além de contar com a participação dos músicos Lincoln Cheib, na bateria, Enéias Xavier, no baixo, e Matheus Barbosa, na guitarra.

Depois de "Sentinela” vieram "Lua de Sangue”, uma faixa bônus autoral, e "Bodas", do compositor mineiro Chico Amaral.

As gravações continuam acontecendo e o EP será finalizado até abril deste ano, com promessas de grandes participações especiais. Ouça as canções já disponíveis nas redes do EP Margareth Reali no site www.margarethreali.com.br 

 

Show "Sentinela do Futuro", com Margareth Reali e quarteto formado por Beto Lopes (guitarra e baixo), Lincoln Cheib (bateria), Tattá Spalla (violão e vocais) e Christiano Caldas (arranjos, direção musical e teclado).

Conservatório UFMG

Avenida Afonso Pena, 1534 – Centro - BH

24 de março às 20 horas

Entrada gratuita