Programa de Qualificação da PBH promove cursos profissionalizantes
.
A população que acessa os serviços do CRAS Petrópolis, tem contado com mais uma ação da Prefeitura de BH, por meio do Programa Municipal de Qualificação, Emprego e Renda. Com início na quinta-feira (30), o curso de qualificação em Corte e Costura vem sendo ofertado para pessoas com idade acima de 16 anos que residem na comunidade situada no entorno do CRAS. As aulas são ministradas em duas turmas, cada uma com 15 alunos e têm previsão de serem concluídas em novembro deste ano.
O Programa Municipal de Qualificação, Emprego e Renda é uma das ações que a Prefeitura vem construindo, por meio da política de Assistência Social, com o objetivo de atender às necessidades da comunidade, promovendo o desenvolvimento de conhecimento e habilidades que levam à qualificação profissional, a fim de possibilitar maior acesso à geração de renda e melhores condições de ingresso no mercado de trabalho. A execução do Programa se dá por meio de parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) com o princípio de garantir mais proteção social para as famílias acompanhadas pelas equipes de referência dos serviços socioassistenciais.
Apenas em 2023 está previsto o investimento de R$ 1,6 milhões para a realização dos cursos de qualificação profissional. Neste sentido, a Prefeitura tem empenhado esforços para que o Programa Municipal de Qualificação, Emprego e Renda alcance outros territórios, de forma descentralizada, por meio das unidades públicas de Assistência Social da cidade. O secretário municipal adjunto de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, José Crus, destaca que o Programa qualifica os serviços socioassistenciais ao se constituir numa importante retaguarda no processo de acompanhamento familiar nos territórios de vivência das famílias. “A Prefeitura tem se esforçado para construir e conduzir ações integradas, articuladas e cooperadas entre as várias políticas públicas e sociais com o objetivo de garantir a integralidade de proteção e de ampliação da cidadania para a população mais pobre e vulnerável da cidade. Viabilizar que as qualificações aconteçam nas comunidades é uma importante estratégia para garantir que a proteção social chegue até as famílias,” explica.
Os cursos de qualificação profissional são contínuos. Equipes de referência das unidades socioassistenciais desempenham a função de identificar o público prioritário e no encaminhamento para os cursos. Além disso, o programa acolhe inscrições diretas dos usuários, para ampliar o acesso às oportunidades de qualificação profissional.
Todos os cursos ofertados pelo Programa geram certificados aos alunos após a conclusão. Mais informações sobre o Programa Municipal de Qualificação Emprego e Renda podem ser encontradas no Portal da Prefeitura.