Projeto de Lei reconhece Contagem como cidade do associativismo
.
O associativismo tem, há anos, se convertido numa ferramenta de sobrevivência e fortalecimento de entidades, cooperativas e empresas de diferentes segmentos, e um grande exemplo são as associações de assistência veicular. De acordo com a Força Associativa Nacional (FAN), o Brasil conta com cerca de duas mil associações de proteção veicular – mais de 200 delas, em Contagem.
Por essa razão, a Câmara acaba de aprovar, em segundo turno e redação final, o Projeto de Lei 01/23, que declara Contagem como a cidade do associativismo. Proposta pelo presidente do Legislativo, vereador Alex Chiodi (SD), a matéria também inclui no calendário do Município, em 24 de março, o Dia do Associativismo, para a realização de atividades como palestras e seminários, entre outras ações para divulgar a prática e sua importância para a sociedade.
De acordo com o autor, o projeto reconhece o protagonismo de Contagem nesse setor, “que gera arrecadação, milhares de empregos diretos e indiretos, além de muito desenvolvimento e progresso para a cidade”, como relata em justificativa.
“Fui procurado por uma comissão de empreendedores, e os números apresentados por eles em relação ao associativismo em nossa cidade nos deixam otimistas e felizes, pois Contagem é a cidade brasileira, por exemplo, com maior número de associações de proteção veicular, entre tantas outras cooperativas e associações. Então, é um título que teremos o orgulho de carregar e comemorar essa conquista importante na prestação de serviços”, destacou Chiodi, durante a apreciação em primeiro turno, na última semana.
Para o presidente da FAN, Cauby Morais, esse reconhecimento irá destacar o apoio político que as associações recebem do Município e atrairá ainda mais novos modelos associativos para a cidade.
“Aqui é a cidade com o maior número de associações por habitante, visto ser o berço do Socorro Mútuo no Brasil. Por meio das associações em Contagem, o modelo alcançou diferentes outras cidades brasileiras, mas, como tudo ocorreu na cidade, as maiores estruturas seguem instaladas aqui no município, gerando uma força econômica muito forte, seja na geração de empregos diretos ou através das inúmeras oportunidades correlatas apresentadas por centenas de empresas prestadoras de serviços que disponibilizam serviços para as associações e seus associados”, destaca o empreendedor.