Tradicional Cantata de Natal da Assembleia é retomada
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) retoma, em 2022, a tradicional Cantata de Natal. O evento gratuito será realizado na próxima quinta-feira (1º/12/22), às 19 horas, no Hall das Bandeiras do Palácio da Inconfidência.
Neste ano, o espetáculo será ainda mais especial. É o que aposta o regente de um dos corais participantes (Coral da Aslemg), Guilherme Bragança. Isso porque o evento presencial ficou suspenso por dois anos em função da pandemia de Covid-19.
Segundo Guilherme Bragança, esses anos foram difíceis para o canto coral. Ele relatou que muitos corais acabaram ou diminuíram muito em número de integrantes e que alguns cantores voltaram por causa da Cantata.
Guilherme Bragança contou que, neste ano, os regentes optaram por refazer músicas já consagradas em cantatas anteriores, resgatando canções apresentadas há mais de cinco anos e outras mais recentes. "Oh Happy Day será cantada novamente, mas com um arranjo novo", destacou.
Cantata reúne grande coro
A Cantata de Natal reúne um grande coro com coralistas e regentes voluntários. Neste ano, em sua 14ª edição, 15 instituições irão participar do espetáculo, em sua maioria públicas.
- Canarinhos de Itabirito
- Coral Ansef, da Associação dos Servidores da Polícia Federal
- Coral BDMG
- Coral Campus em Canto, do Núcleo de Música Coral da UFMG
- Coral Contas & Cantos, da Asscontas – Associação dos Servidores do Tribunal de Contas
- Coral Copasa
- Coral da Amagis, da Associação dos Magistrados Mineiros
- Coral da Aslemg
- Coral Encanto das Gerais OAB/CAA
- Coral FioCantos de Minas, do Instituto René Rachou – Fiocruz MG
- Coral Imprensa-ABT, da Associação Beneficente Tipográfica
- Coral Ipsemg
- Coral Jovem SESC
- Coral Luís de Camões, da Comunidade Luso-Brasileira
- Coral Vozes das Gerais INSS/Receita Federal
Regentes e participações especiais
Além de Guilherme Bragança, os regentes são Arnon Oliveira, Cleude William, Daniel Rezende Lopes, Eliane Fajioli, Emanuelle Cardoso, Éric Lana, Ingrid Hollerbach, Isabella Santos, Karina Haddad Faria, Leonardo Cunha, Robson Lopes, Sérgio Canedo, Victor Henrique Lopes e Weberson Almeida.
Haverá também participações especiais da Orquestra Opus, do cravista Antônio Carlos de Magalhães e dos solistas Emanuelle Cardoso (soprano), Júlio Mendonça (tenor) e Robson Lopes (baixo).
Repertório conjuga diferentes estilos musicais
Serão apresentadas, ao todo, 13 músicas. O repertório conjuga diferentes estilos musicais, que reforçam o conceito da Cantata de Natal de que a harmonia e a riqueza derivam da diversidade.
Essa ideia da diversidade também está presente na identidade visual da Cantata de Natal deste ano, composta por cantores de cores, idades e estilos diferentes.
As ideias de mineiridade e de pertencimento estão representadas pelas montanhas ao fundo, na qual se destaca a silhueta da Serra do Curral, desenhada conforme a visão real que se obtém do local onde o Palácio da Inconfidência se encontra. A ideia de conexão com o Parlamento é obtida por meio da logomarca da Assembleia.
Confira a programação:
Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 |
Gloria (Vivaldi) Regência: Emanuelle Cardoso |
Noite Feliz (Franz Gruber) Regência: Eliane Fajioli Solo: Emanuelle Cardoso |
Tu scendi dalle stelle (Sto. Afonso Maria de Ligório) Regência: Guilherme Bragança |
Jesus Bleibet Meine Freude (Bach) Regência: Arnon Oliveira |
Noite Azul (Klecius e Cavalcante) Regência: Guilherme Bragança |
Baba Yetu (Christopher Tin) Regência: Flávia Campanha Solo: Júlio Mendonça, Emanuelle Cardoso |
Laudate Dominum (Mozart) Regência: Sérgio Canedo Solo: Emanuelle Cardoso |
Ô de casa (Simone Guimarães e Sérgio Natureza) Regência: Robson Lopes |
Siyahamba (Folclore sul-africano) Regência: Cleude William |
Halellujah (Haendel) Regência: Weberson Almeida |
Natal verde e amarelo (Vilma Camargo) Regência: Ingrid Hollerbach |
Oh Happy Day (Edwin Hawkins) Regência: Leonardo Cunha Solo: Robson Lopes |
Pot-pourri natalino (Arr.: Leonardo Cunha) Regência: Eric Lana |
Árvore de Natal será montada
Ainda como parte das celebrações natalinas, a árvore de Natal da Assembleia estará aberta para visitação também a partir da próxima quinta (1º/12), em frente ao Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), no Palácio da Inconfidência.
Como já é tradição na Assembleia, ela é ornamentada com material reciclado. Este é o sexto ano que a ALMG monta essa árvore, prestigiando o trabalho desenvolvido pelo artista plástico Léo Piló e pela Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável de Belo Horizonte (Asmare).
Esse projeto foi concebido pelo artista plástico em 2012. A proposta é reduzir o desperdício e reciclar.
Para decorar a árvore, este ano as miniaturas serão restauradas, com técnicas diversas, usando tecido, alumínio, pet, papel, ferro e outros materiais reciclados. São figuras como namoradeiras, sinos e papagaios, entre outras do imaginário popular.