VEREADOR LÉO DA ACADEMIA PROPÕE O FIM DOS RADARES OCULTOS EM CONTAGEM

Na manhã desta terça feira (08) o Vereador Léo da Academia apresentou o projeto de Lei nº 229/2022 que dispõe sobre a instalação de instrumentos luminosos de medição de velocidade no município de Contagem.

A proposta do Vereador é que sejam admitidos em Contagem apenas instrumentos eletrônicos de medição de velocidade, mais conhecidos como radares, se neles houver o registro luminoso da velocidade dos veículos em trânsito, garantindo assim mais transparência e eficácia no processo de fiscalização.

Como bem destacado pelo parlamentar a existência de radares luminosos promove a educação do condutor, mediante efeito coercitivo sobre o mesmo, para que ele seja forçado a adequar sua velocidade ao limite já no momento de sua conduta, além do efeito preventivo de acidentes, ante a necessidade de adequação imediata ao limite de velocidade.

Diferentemente, os radares ocultos, os quais são encontrados com frequência na cidade, tem efeito arrecadatório e punitivo, não se vislumbrando qualquer efeito educativo, uma vez que os motoristas são punidos com a infração de multa. A instalação de radares ocultos denota claro objetivo arrecadatório, preterindo o segundo plano a função educativa.

Agora o projeto segue para parecer da procuradoria da Casa Legislativa e das comissões para em seguida sem colocado em pauta para votação pelos parlamentares.