Câmara e Prefeitura debatem projeto de modernização digital de Contagem

Câmara e Prefeitura debatem projeto de modernização digital de Contagem

.

A Câmara de Contagem recebeu na manhã desta segunda-feira, 25/09, a equipe da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação para esclarecimentos sobre o  Projeto de Lei 07/2023, que autoriza a Prefeitura a contratar operação de crédito de até 50 milhões de reais junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com o objetivo de modernizar da gestão do município. A reunião foi solicitada pelo vereador José Carlos (Avante) na última plenária, 19/09, quando o projeto foi votado e aprovado em primeiro turno.

Equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação se reúne com vereadores.

Durante a conversa, o secretário Fernando Augusto Silva Lopes apresentou aos vereadores* o projeto “Contagem Cidade Digital, Inteligente e Sustentável”, ao qual o financiamento está vinculado. A iniciativa envolve diretamente as secretarias de Administração, Cultura, Defesa Social, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Tecnologia da Informação e conta com diversas ações divididas em três eixos: Cidade Inteligente e Sustentável; Governo Digital e Tecnologia da Informação; e Acesso à Cultura e Gestão do Projeto. O texto do projeto encaminhado à Câmara aponta que os recursos serão investidos em obras civis, capacitação, mobiliário, aquisições de produtos/e serviços para Tecnologia da Informação e consultorias.

De acordo com Fernando Lopes, a viabilização do financiamento possibilitará melhorar infraestrutura tecnológica para o município. Assim, “a cidade terá iluminação pública inteligente, wi-fi gratuito, um aplicativo no qual o cidadão poderá ter acesso ao poder público e seus serviços”, disse. Além disso, o projeto promete trazer integração e inteligência para 100% das câmeras públicas do município. Segundo o secretário, Contagem conta hoje com 712 câmeras instaladas, número que pode chegar a 1500 até dezembro de 2024. Com o novo sistema, haverá maior automatização e agilidade dos serviços de segurança pública da cidade. Ou seja, “transforma um sistema de câmeras que monitoram para um sistema automático e inteligente que aciona, sem necessidade da interação humana, os principais agentes no caso de uma crise, um desastre ou de um evento em potencial. Dessa forma, traz segurança pública para a cidade e avanços importantes em relação à Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Gestão de Trânsito”, explicou.

O presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), destacou a importância do encontro para avançar nos debates sobre o projeto, que está na pauta da 31ª Reunião Ordinária, a ser realizada nesta terça-feira (26/09). “Ter aqui, na Câmara, a presença do secretário e de sua equipe, permite que possamos trabalhar juntos e melhorar os projetos que são encaminhados pela Prefeitura. Assim, conseguimos chegar a soluções que serão mais vantajosas para o cidadão”, comentou.

*Além de Chiodi, estiveram presentes os vereadores Gegê Marreco (PTB), Daisy Silva (Republicanos), Pastor Itamar (PSC), Hugo Vilaça (Avante), Ronaldo Babão (Cidadania), José Carlos (Avante), Teteco (MDB) e Arnaldo de Oliveira (PTB).