Governo de Minas anuncia Réveillon inédito e gratuito na Praça da Liberdade, em BH
Prédios do Circuito Liberdade receberão apresentações de DJ’s, VJ’s, além de intervenções artísticas; Contagem regressiva será comandada pelo ator mineiro Marcos Frota
O Governo de Minas, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e a Fundação Clóvis Salgado (FCS) vão oferecer ao público, no dia 31/12, a partir das 20h, diversa programação com DJ’s e VJ’s convidados apresentando sets animados nas escadarias e fachadas de vários equipamentos que integram o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Além de música, haverá jogos de luzes para celebrar a chegada do novo ano.
Durante a apresentação do evento nesta quarta-feira (28/12), no Palácio da Liberdade, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, afirmou que a festa da virada pretende reforçar o calendário de eventos culturais da cidade.
“O Governo de Minas fez um grande investimento neste Natal da Mineiridade. Então resolvemos valorizar ainda mais essa decoração linda, criando o Réveillon, um evento público, gratuito, e que vai proporcionar alegria e cultura aos mineiros”, afirmou.
Momento da virada
O momento da virada será em frente ao Palácio da Liberdade com contagem regressiva, conduzida pelo ator mineiro Marcos Frota e participação da bateria Arautos do Gueto. Outras atrações serão realizadas nos prédios do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), Funarte Liberdade, Memorial Minas Gerais Vale e Espaço do Conhecimento UFMG. Após a meia-noite, o público acompanhará um show de laser e mais apresentações.
“O convite a todos é receber 2023 neste estado tão acolhedor, iniciando um calendário festivo de fomento à criatividade. A Praça da Liberdade não é somente o Centro do Circuito Cultural e Turístico Liberdade. É o centro da própria mineiridade fundadora da nova capital. Ao propormos de forma inédita uma grande celebração de fim de ano, o Governo de Minas quer atrair turistas, promover a diversidade da arte nas ruas e espaços culturais e celebrar a liberdade da nossa bandeira e do nosso ideal, gerando uma cultura de união e paz”, afirmou Leônidas Oliveira.
Atrações
O Réveillon da Liberdade será dividido em duas partes. Das 20h às 23h50, acontece o Lounge Liberdade, quando os DJ’s e VJ’s convidados vão ocupar as fachadas dos equipamentos culturais no entorno da praça, com um setlist especialmente selecionado para ambientar a espera de 2023. No Palácio da Liberdade, por exemplo, o VJ Guilherme Pedreiro comanda, a partir das 20h, a projeção de imagens na fachada do equipamento, seguido do VJ Henrique, que assume a função a partir das 22h.
Na Funarte Liberdade, acontece a Lounge Funk/Rap, com o DJ Viana. A escadaria do Memorial Minas Gerais Vale será palco do Lounge Brasilidades, comandado pelos DJ’s Palomita e Corisco. No Iepha-MG, a atração é o Lounge Soul Music, com a participação do Quarteirão do Soul e DJ Joseph, e, no Espaço do Conhecimento UFMG, o público poderá curtir uma série de projeções no telão da fachada do prédio, com frases de otimismo e esperança para o novo ano. Ainda na programação, a partir das 20h, a Alameda dos Despachos, se transforma no Palco Liberdade e recebe a Festa da Boa Moça, a Corte Devassa, o Duelo de MC’s e o Lá da Favelinha.
Já a partir das 23h50, o Palácio da Liberdade será a grande atração. A fachada do local receberá uma projeção com as principais realizações da Secult em 2022. Em seguida, o ator Marcos Frota e a bateria do Arautos do Gueto se juntam à celebração para dar início à contagem regressiva para a passagem de ano. A partir de meia-noite, começa a queima silenciosa de fogos para comemorar a virada de ano na cidade. O Réveillon da Liberdade se encerra à 0h10. “Vamos viver juntos o Réveillon da Liberdade, na histórica Praça da Liberdade. Vamos juntos colocar a alegria de Minas no coração do Brasil”, convida o ator Marcos Frota.
Gastronomia
A gastronomia mineira também participa da festa, com uma cozinha show no Coreto da Praça da Liberdade comandada pela chef Carol Fádel, que irá preparar um prato inspirado na mineiridade. Serão distribuídas 300 porções ao público presente. Carol é especializada na culinária mineira e apresentará durante o preparo a história sobre primórdios da gastronomia e contar causos da cozinha mineira e tendências para o futuro.
De acordo com o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, o evento conecta as múltiplas atrações culturais que refletem a diversidade de Minas Gerais. “Estamos celebrando o Natal da Mineiridade com uma série de atrações em BH e em outras cidades do estado. Esse momento de ocupação da Praça da Liberdade na virada do ano é muito simbólico, pois sintetiza a importância desse local para a cidade e evidencia a rica programação do Circuito Liberdade”, pontua.
Além do show de luzes e som, o Réveillon da Mineiridade vai contar com uma série de atrações culturais que evidenciam a diversidade artística do estado. A partir das 20h, a Alameda Travessia, que corta a Praça da Liberdade, será palco do Cultura em Liberdade, com intervenções de artistas e performers. Na programação estão atrações como Calcinha de Palhaça, Circo da Meia noite, Arautos do Gueto e Palhaço Robleño. Confira a programação clicando aqui.