Mais saúde: Contagem vai contar com nova UPA para melhorar ainda mais o atendimento de urgência e emergência

Mais saúde:  Contagem vai contar com nova UPA para melhorar ainda mais o atendimento de urgência e emergência

,

A população de Contagem já pode começar a contar os dias para receber da Prefeitura a nova UPA Industrial. Um equipamento moderno, com ótima localização e estrutura que vai compor a rede de urgência e emergência e melhorar ainda mais o atendimento em saúde da população no município. Em visita técnica à futura unidade, realizada na quarta-feira (15/3), a prefeita de Contagem, Marília Campos, conferiu de perto o andamento dos trabalhos finais de acabamentos e limpeza. A previsão da construtora é que a unidade seja entregue à Prefeitura no final de abril.  

Localizada na avenida Maria da Glória, esquina com rua Marajó, a UPA Industrial credenciada no Ministério da Saúde como porte 2,  tem atendimento previsto de 6.750 pessoas/mês. A área construída total da nova unidade  é de  1.871,09 m² com salas amplas, espaçosas, com boa ventilação e iluminação. Iniciada em 2020, durante o governo anterior, a atual gestão encontrou praticamente toda a obra parada, sendo necessário começar do zero. 

Durante a visita, Marília Campos destacou sua ida a Brasília, na segunda-feira (13/3), de onde retornou na noite de terça-feira (14/3), quando teve a oportunidade de ir ao Ministério da Saúde para discutir novos equipamentos de saúde para Contagem e também o financiamento. “Hoje estamos com quase 30% da receita sendo investido na saúde, indo além do que prevê a Constituição. Temos agora o desafio de concluir os detalhes restantes dessa obra e, mais do que isso,  fazê-la funcionar com um projeto que atenda a nossa cidade”.

A prefeita destacou que os diálogos e conversas estão sendo feitas no sentido de construir um atendimento sustentável para o novo equipamento, que por estar em uma região limítrofe de municípios, certamente, vai atrair moradores de outras cidades. “Temos que lembrar que UPAs são portas abertas e funcionam 24h. Elas funcionam com recursos municipal, estadual e nacional, mas a gente sabe que quem banca mesmo é o município com recursos próprios. Devemos lembrar que essa UPA está na divisa com outras cidades. Então, qual é o projeto sustentável de UPA que nós queremos para garantir um atendimento de qualidade? Esse debate já começamos a fazer com a Câmara Municipal, com o Conselho Municipal de Saúde e faremos, em um momento posterior, uma plenária lá na Prefeitura, envolvendo as lideranças e a população”. 

O secretário de Saúde,  Fabrício Simões, afirmou que a gestão pensou com muito muito carinho a construção, e está pensando especialmente na ocupação e na vocação da nova unidade, para que a população faça o melhor uso dela. “Essa UPA faz parte de todo o processo de reestruturação da saúde, em especial da rede de urgência e emergência. Queremos que ela ocupe um lugar estratégico, não sendo nem para mais ou para menos. Para isso, estamos mantendo conversas, muito diálogo, pois a nossa ideia aqui é que tenhamos uma estrutura moderna, especialmente, do ponto de vista da assistência a toda a população”.

O  gestor do Serviço Social Autônomo (SSA), Eduardo Pena, afirmou que já estão sendo preparados os equipamentos, mobiliários que vão ocupar os espaços, bem como o pessoal que vai trabalhar no equipamento. Segundo Pena,  um novo processo de seleção será feito para algumas categorias que não têm candidatos aprovados aguardando convocação. “Por exemplo, não temos mais técnicos de enfermagem para chamar de nossa última seleção. Então, teremos que fazer uma nova seleção, o que ocorre com outras funções”. Todas as informações serão divulgadas no site da Prefeitura sobre os futuros processos seletivos.

O vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara  Municipal, vereador Vinicius Faria, também falou sobre os planos para transformar o local em uma referência de urgência e emergência para ortopedia  na cidade. “Um centro de referência ortopédica seria de grande valia para a região, uma vez que também vamos desafogar a UPA JK”.

Segundo a superintendente de Urgência e Emergência, Beatriz Palhares, estão sendo estudadas para serem colocadas na unidade especialidades como ortopedia, pediatria, cirurgia e odontologia. 

O vice-prefeito Ricardo Faria reafirmou a preocupação da atual gestão em oferecer à população um atendimento cada vez melhor, optando por fazer uma reestruturação dos serviços no município. “A gestão colocou nessa escolha o usuário do serviço como central. Por isso, estamos iniciando o debate de ter algumas especialidades aqui na UPA Industrial,  como a pediatria e ortopedia, de ser referência para curativos especiais, a fim de que possamos atender da melhor forma o usuário”.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria José Pinto, salientou que a aquisição do novo equipamento vai melhorar toda a saúde do município, porque vai desafogar as demais unidades da cidade. "É um grande equipamento, em área muito densa, que é também carente. A localização vai evitar o deslocamento das pessoas que moram por essa região por quilômetros de distância para outras  regiões.  É um investimento importante para a linha do cuidado com a população”.

A administradora Regional Industrial, Renata Gomes, lembrou a importância simbólica da unidade. “Para toda a comunidade Industrial, e do entorno, essa unidade vai além de uma UPA. Todos temos com esse espaço, onde está agora construída a UPA uma lembrança afetiva, afinal aqui existiu o Hospital Monte Cristo que depois virou maternidade e onde muitos de nós nascemos. Estar aqui hoje é uma emoção, afinal essa obra estava parada quando foi retomada pela atual gestão.” 

Rede robusta na região

A UPA Industrial terá dois pavimentos, sendo o primeiro, exclusivo para o Pronto Atendimento de Urgência. O segundo está reservado para a parte administrativa e estão  sendo estudadas outras possíveis destinações.  O Distrito Sanitário Industrial, ao qual pertence o novo equipamento, conta atualmente com 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e uma Farmácia Distrital. A nova UPA vai atender uma área que compreende 18 vilas e bairros da região. 

Acompanharam a visita a diretora do Distrito Sanitário Industrial, Eliana Cardoso, conselheiros regionais das comissões de saúde, o pastor e vereador Itamar, e o vereador Babão.