Prefeitos da Região Metropolitana se unem para o fortalecimento da Granbel
A prefeita de Contagem Marília Campos participou da primeira reunião do ano da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de BH – Granbel, realizada nesta terça-feira (17/01). A prefeita ocupou a vice-presidência do órgão no biênio 2021 / 2022. Na ocasião, Marília Campos se despediu da função, parabenizando a prefeita de Vespasiano, Ilce Alves Rocha Perdigão, que foi reeleita presidente do órgão para um mandato de mais dois anos.
Em sua fala de despedida, a prefeita de Contagem Marília Campos sugeriu três pautas que devem estar no centro das discussões que envolvem os 34 municípios que formam o colar metropolitano da capital Mineira.
Marília destacou a necessidade dos municípios de se mobilizarem para remover o carimbo de verbas da saúde repassadas pelo governo do Estado no final de 2022. Os valores estão depositados no Fundo de Saúde das cidades, mas não podem ser utilizados “Seria importante que a Granbel se juntasse à Associação Mineira de Municípios - AMM e ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde para buscar uma saída para a utilização desses valores, conforme a necessidade de cada cidade.”
Em outro ponto a prefeita chamou a atenção para a importância dos municípios se articularem junto com o Estado para ações de combate ao furto de fiação, prática que tem se tornado corriqueira nas cidades, causando o prejuízo de milhões de reais. “É importante articular junto com a inteligência do Estado medidas para o enfrentamento deste problema.”
Marília ainda falou sobre a importância dos municípios pensarem de forma conjunta uma saída para os problemas que envolvem o transporte público, que segundo ela, no cenário nacional, caminha para a implantação da tarifa zero. “E nós sabemos muito bem o que significa isso: é o município subsidiando sozinho o preço do transporte coletivo. É importante que o Governo do Estado se envolva nesta discussão.”
A Granbel representa cerca de seis milhões de pessoas, quase 25% da população do Estado. Ela foi fundada em Betim, em 6 de fevereiro de 1975, sendo uma associação sem fins lucrativos, com 34 municípios que compõem a Região Metropolitana de Belo Horizonte, segundo a Agência Minas.