Prefeitura de Contagem encaminha às empresas mais de mil jovens em busca de emprego
.
Este sábado (15/4) foi um dia especial para adolescentes e jovens que estão em busca de oportunidades no mercado, seja o primeiro emprego ou jovem aprendiz. Realizado pela Prefeitura de Contagem, o segundo Feirão de Empregabilidade para a Juventude movimentou o estacionamento do terceiro piso do Itaú Power Shopping, na Cidade Industrial. O evento ofertou 356 vagas em mais de 20 empresas parceiras. Foram realizados, ao todo, mais de mil atendimentos e encaminhamentos às empresas.
A subsecretária de Trabalho e Geração de Renda de Contagem, Mara de Castro, explica que os feirões de emprego que o Sine Contagem tem realizado reúnem, no mesmo ambiente, pessoas que estão com o objetivo de conseguir oportunidade e as empresas que estão em busca do profissional. Isso facilita o acesso às vagas e proporciona às empresas a criação de cadastros para vagas futuras e ainda gera um clima de otimismo nas pessoas, com a esperança de conseguir transformar sua realidade. “Agradecer a todos os parceiros que contribuíram com a Prefeitura para o sucesso dessa ação dando oportunidade para os jovens e adolescentes entrarem no mercado de trabalho”, disse a subsecretária.
A jovem Giovana Santos, de 18 anos, foi ao feirão à procura do primeiro emprego. “A minha expectativa é conseguir uma vaga na área administrativa. É bom ver que as empresas estão dando oportunidade para nós jovens ingressarmos no mercado de trabalho, ainda mais que a cada dia as empresas estão exigindo muitos requisitos”, pontuou.
Gabriela Vitória, de 22 anos, disse ter gostado muito da ação da Prefeitura. Ela estava em busca do primeiro emprego na área comercial. “Eu acho interessante porque podermos ter uma oportunidade como essa e que todos deveriam aproveitar mais, pois são oportunidades únicas”, celebrou Gabriela.
O estudante Daniel Henrique Cruz, de 15 anos, quer trabalhar para ajudar a família e ter uma vida melhor. “Eu acho muito bom também poder trabalhar e aprender. Quero fazer cursos e quando soube que teria essa oportunidade aqui, vim correndo para conseguir uma oportunidade”, afirmou o adolescente.
Os participantes também tiveram a oportunidade de participar de várias atividades simultâneas nos estantes com empresas, instituições de aprendizagem e instituições do Poder Público, com informação sobre cursos de qualificação, vagas, teste de perfil comportamental e orientações variadas da Defensoria Pública, da Superintendência da Juventude e do Conselho Tutelar, além da aferição de pressão arterial com os alunos do cursos técnicos da Funec.
Diversidade de vagas
Durante o evento, foram ofertadas oportunidades de vagas de atendentes de lanchonete, telemarketing, auxiliar de limpeza, ajudante de pizzaiolo, auxiliar de linha de produção, auxiliar de logística, auxiliar técnico de mecânica, consultor de vendas, garçom, operador de caixa, promotor de vendas, recepcionista atendente, repositor de mercadorias e vendedor.
A supervisora de RH do Boticário, Natália Froes, destaca a oportunidade do feirão para os jovens. “Essa iniciativa é muito importante para as pessoas que estão buscando o primeiro emprego e para as empresas que irão captar várias pessoas. Essa é uma grande mobilização mesmo. Realizamos bastante cadastro”, explicou.
Para a assistente da Divisão de Contratos de Convênios da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom), a ação, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, é fundamental para que a juventude possa ter acesso ao mercado de trabalho. “Essa é uma parcela da população que tem dificuldade de ingresso no mundo do trabalho, principalmente aqueles que tem de 16 a 18 anos e estão em busca do primeiro emprego”, reforçou.