Violência nas escolas reúne autoridades no Plenário da ALMG

Violência nas escolas reúne autoridades no Plenário da ALMG

.

A segurança no ambiente escolar será debatida nesta segunda (17) por deputados e gestores dos governos federal e estadual, em evento do Assembleia Fiscaliza.

14/04/2023 - 16:07

Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia - visita à Escola Estadual Vinicius de Moraes, em Betim

Com a participação de representantes dos governos federal e estadual, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta segunda-feira (17/4/23), às 14 horas, em Reunião Especial de Plenário, o evento Assembleia Fiscaliza Segurança nas Escolas.  

A iniciativa é da Mesa da Assembleia, que diante de atos continuados de violência nas escolas registrados no País entendeu pela urgência de solicitar esclarecimentos sobre a situação a autoridades e gestores, por meio de sua função fiscalizadora.

Assim, o tema é o que dará início, nesta Legislatura, ao Assembleia Fiscaliza, momento em que secretários e dirigentes de órgãos públicos comparecem à ALMG para prestar contas sobre suas gestões.

Com atividades geralmente realizadas nas comissões, desta vez o Assembleia Fiscaliza terá edição temática ocorrendo em Reunião Especial de Plenário para fiscalizar o cumprimento da legislação e a implementação de políticas públicas relacionadas à prevenção, repressão, investigação e reparação dos atos de violência no ambiente escolar

Programação

A programação será aberta pelo presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB). Na sequência, representante do Ministério da Justiça e da Segurança Pública fará uma exposição virtual sobre ações do governo federal para o enfrentamento da violência nas escolas.

Após esse primeiro panorama, gestores do governo estadual vão abordadar as ações desenvolvidas em Minas Gerais, com a participação das Comissões de Segurança Pública, de Educação, Ciência e Tecnologia e de Esporte, Lazer e Juventude da ALMG.

Entre os convidados estão a promotora de justiça Ana Carolina Zambon Pinto Coelho, coordenadora estadual de Defesa da Educação do Ministério Público de Minas Gerais, e os titulares das Secretarias de Estado de Educação, Igor Rojas; de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto; e de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá. E ainda o comandante geral da Polícia Militar, coronel Rodrigo Piassi do Nascimento, e a delegada-geral da Polícia Civil de Minas Gerais, Letícia Gamboge Reis.