Saúde da Mulher: parceria de mamógrafo móvel com a Rede SUS Contagem facilita o acesso ao exame
.
Um dos exames mais importantes para a mulher, a mamografia de rastreamento, recebeu em Contagem um reforço importante: a unidade de mamografia móvel. O equipamento foi visitado pela prefeita de Contagem, Marília Campos, a convite da vereadora Daisy Silva, no bairro Vale das Amendoeiras, na região do Nacional, onde estava estacionado na manhã desta quinta-feira (19/4). Funcionando em parceria com a Rede SUS Contagem, o projeto recebeu R$ 500 mil de emendas da parlamentar. O equipamento sobre rodas funciona há seis meses percorrendo toda a cidade e tem garantido a realização do procedimento a muitas mulheres.
A prefeita Marília Campos destacou a importância da iniciativa e lembrou que o “Centro Materno Infantil adquiriu um mamógrafo de última geração que será muito útil para as mulheres da cidade ao agilizar os exames. Mas o fato de ter o equipamento aqui perto de onde a pessoa mora facilita muito o acesso. Tudo isso soma-se em um esforço da vereadora, da Prefeitura em garantir a saúde para a população e, neste caso, a saúde para as mulheres”, afirmou a prefeita parabenizando a vereadora.
“A unidade de mamografia móvel foi montada a partir da adaptação de um ônibus que já estava destinado à sucata. Completamente reformado, o veículo transformou-se em um consultório com mamógrafo, equipado com ar condicionado e um espaço mobiliado para o atendimento das pacientes”, detalhou Daisy.
A equipe que trabalha no local é formada por uma enfermeira, uma técnica em radiologia, uma auxiliar, uma estagiária e o motorista. O mamógrafo móvel trabalha em parceria com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Contagem que encaminham as mulheres com os pedidos de exames.
Após a realização dos exames, eles são enviados para uma mastologista elaborar os laudos que são entregues diretamente às pacientes ou, então, na UBS referência da usuária. A unidade tem registrado, aproximadamente, 400 exames por mês, totalizando 2.400 nesses seis meses de funcionamento.
A unidade circula pelas oito regionais, sempre de segunda a quinta-feira, das 8h às 14h. A cada semana a unidade fica estacionada em uma região de Contagem. A agenda informando os lugares onde o ônibus vai estar é divulgada no instagram @mamografomovelcontagem. As UBS de cada região também tem a agenda e pode informar às mulheres interessadas sobre os dias que o ônibus estará em cada regional.
Sem demanda reprimida, as marcações para a realização dos exames estão sendo em prazos curtos. Assim foi com a confeiteira Reni Paula, 45, moradora da região do Nacional, uma das primeiras a fazer o exame nesta quarta-feira. Sem fazer mamografia há três anos, ela aprovou a iniciativa. “É sem dúvida uma ação importante que nos ajuda e muito. Muitas vezes fica difícil ir até outro ponto da cidade para fazer o exame. Com ele vindo até nós, isso melhora bastante o acesso”.
O que diz o Ministério da Saúde
Assim como a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde (MS) recomenda a realização da mamografia de rastreamento ou quando não há sinais nem sintomas, a cada dois anos, em mulheres com idade entre 50 a 69 anos. As informações completas estão disponíveis no site do Ministério da Saúde https://www.gov.br/saude/pt-br .
O MS ainda destaca, em seu site, a importância das mulheres observarem suas mamas, valorizando assim a descoberta casual de pequenas alterações mamárias. “A maior parte dos cânceres de mama descobertos é feito pelas próprias mulheres”, diz a publicação.
Visita aos arredores
Ainda no bairro Vale das Amendoeiras, a prefeita Marília Campos visitou a horta comunitária de mesmo nome, um projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar.
Surpreendida pelo entusiasmo de uma das agricultoras em formação, Marina de Oliveira, Marília Campos parabenizou os participantes do projeto que está redefinindo um antigo espaço da Prefeitura que foi utilizado por anos como zoonoses. Nos canteiros preparados cuidadosamente pelo agricultores já estão sementes de cenouras, abobrinhas, beterrabas e hortaliças como alface, cebolinha e pancs comestíveis, que já mostram os primeiros pés nascendo. No local também estão sendo plantadas árvores frutíferas e ervas medicinais.
Bibliotecária por formação e se autointitulando agricultora familiar em formação, Marina parabenizou a Prefeitura de Contagem pelo apoio ao projeto. Ela contou à prefeita que antes do lote receber as primeiras mudas, o local estava abandonado e foi recuperado pelas mãos da comunidade empenhada na horta. ”Não estão florescendo só as mudinhas, mas saúde, terapia, trabalho com o meio ambiente, educação ambiental, trabalho comunitário. Somos só gratidão a esse apoio da Prefeitura.”
Marília destacou a importância dessa política pública em Contagem “que incentiva a criação das hortas comunitárias fazendo delas um compromisso com o meio ambiente, um compromisso com a alimentação saudável, com a saúde mental e também física das pessoas”.
A prefeita ainda fez uma visita de cortesia à Unidade Básica de Saúde Vale das Amendoeiras, onde cumprimentou usuários que aguardavam por consultas e vacinas e também conversou, informalmente, com os servidores.