Sessão Legislativa tem início nesta terça-feira (07) com muitas expectativas

Sessão Legislativa tem início nesta terça-feira (07) com muitas expectativas

As reuniões ordinárias da Câmara Municipal de Contagem retornam nesta terça-feira (07/02), dando início à Sessão Legislativa de 2023. Devido à reforma do plenário, as primeiras reuniões devem ser realizadas de forma remota, por meio de videoconferência, transmitidas ao vivo todas as terças-feiras, a partir das 09h, nos perfis oficiais da Casa no Facebook e no YouTube.

No último ano, foram 43 reuniões ordinárias e quatro extraordinárias, o que resultou em mais de 150 novas leis sancionadas, além de milhares de requerimentos por melhorias nos bairros de toda a cidade. E a expectativa, segundo o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), é de continuar avançando, com políticas públicas que beneficiem a população.

“O Legislativo de Contagem avançou muito em 2022 em todas as áreas, sobretudo, no aprimoramento e aprovação de projetos de valorização dos servidores municipais. Tivemos ainda iniciativas de aproximação da Câmara com o cidadão, como a implantação do Procon, os projetos da Escola do Legislativo e as ações do Câmara na Rua. Além disso, após 12 anos, realizamos o concurso público da Câmara”, comemorou.

“A expectativa para este ano é continuarmos trabalhando muito para melhorarmos a infraestrutura da cidade. Temos mais duas etapas do programa ‘Asfalto Novo’, que depende da participação ativa da Câmara, até para garantir recursos para sua execução; e temos visitado e cobrado melhores condições para as unidades de saúde e para as nossas escolas. Foram dois anos de muita organização e planejamento, e este será um ano de execução, com muitas obras concluídas e muitas conquistas importantes”, completou Chiodi.

Um dos projetos mais esperados de 2023 é o Plano Diretor, importante instrumento da política urbana, que envolve o zoneamento da cidade, tratando de aspectos como habitação, saneamento, patrimônio cultural, mobilidade, articulando o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental.

“Pela primeira vez, estamos apreciando o Plano Diretor junto com a Lei de Uso e Ocupação do Solo, o que torna tudo mais complexo. São duas das legislações mais importantes do município, pois definem a forma de ocupação da nossa cidade, implicando não só a questão habitacional, mas também geração de renda, empreendedorismo, atração de novos investimentos e proteção do meio ambiente”, destacou o presidente da Câmara.

O Plano foi entregue no final do ano e, de acordo com Chiodi, “a expectativa é de muito debate e contribuições, inclusive com a realização de audiência pública, com ampla participação popular, para que entreguemos essa nova legislação até o final deste primeiro semestre”, concluiu.