Prefeitura amplia diálogo com a comunidade do bairro Parque São João e planeja novas ações
Ao lado das pessoas e atenta a cada reivindicação. É assim que a Prefeitura de Contagem vem trabalhando diariamente. E, nesta terça-feira (3/1), foi a vez da comunidade do Boa Vista, no bairro Parque São João, Regional Eldorado, ser ouvida pelos gestores do governo municipal, que fizeram uma visita ao local e conheceram de perto as necessidades dos moradores.
A prefeita Marília Campos caminhou pelas ruas do bairro, acompanhada do administrador da Regional Eldorado, José Carlos Menezes; do subsecretário de Obras e de Manutenção, Jaci Cota Teixeira; da vereadora Daisy Silva; do vereador Zé Antônio; e de vários moradores, que foram apontando os problemas da comunidade. Após dialogar com os presentes, a prefeita determinou a elaboração de estudos que apontem as intervenções mais indicadas para o local.
“Estamos fazendo alguns estudos na região para melhorar a qualidade de vida dos moradores. Um dos problemas que detectamos é o lixo que é jogado na encosta e pode provocar o abatimento do solo. A comunidade solicitou pavimentação das vielas, limpeza e outras melhorias. Nosso compromisso é ouvir as pessoas e retornar para apresentar uma proposta de intervenções que serão feitas na comunidade”, disse.
O território já recebeu a limpeza do entulho acumulado na parte alta do bairro, iluminação pública, e, está em andamento a implantação de rede de água e esgotamento sob responsabilidade da Copasa. Recentemente, também, foi aprovada a reforma da passarela do beco Graciliano Ramos, que conecta a rua Galiléia à Via Expressa de Contagem. Agora, serão avaliadas ações de contenção de encostas, criação de áreas de convívio e lazer e demais melhorias.
Sobre o pedido de requalificação dos becos, o subsecretário de Obras, Jaci Cota Teixeira, explicou que é necessária a conclusão das ações da Copasa para iniciar esse tipo de serviço. “Acionamos a Copasa para fazer as ligações de esgoto e as equipes da companhia estão neste momento trabalhando no bairro. Na sequência, poderemos pavimentar os becos, porém, é preciso aguardar o fim do período de chuvas”, ponderou.
Durante a visita, a prefeita Marília Campos solicitou a formação de uma comissão de moradores que vai entregar à Regional Eldorado todas as demandas urgentes para municiar os estudos técnicos que serão iniciados em breve. Uma reunião com a comunidade será agendada, com previsão para acontecer em abril, quando o governo municipal apresentará as propostas de intervenção. Até lá, Marília pediu que os moradores evitem o descarte de lixo na encosta para não agravar o risco geológico da área.