Sexta edição do Carnamaranhão abre a folia em BH

Sexta edição do Carnamaranhão abre a folia em BH

Evento terá baterias de escolas de samba de BH e até batalha de confete

O carnaval de BH já começou. E uma das festas que abrem a folia em BH é a Sexta Edição do CarnaMaranhão, organizado pelo fotógrafo Valdez Maranhão. Será no dia 11 de fevereiro, de 13 as 18h, no Hotel Dayrell Hotel & Centro de Convenções em BH. 

As atrações musicais ficam por conta da Bicicleta do Samba, direto de São Luis, Henrique e Manoel, com o melhor do sertanejo, e atrações do carnaval de BH como os Bateria do Bacharéis do Samba e a Bateria da Escola de Samba de Venda Nova, que trará pros salões do hotel todo o charme do verdadeira folia momesca. Até uma batalha de confetes está prevista. 

Pra combinar com essa festa, um buffet completo de feijoada está sendo preparado. Nisso, Valdez Maranhão tem experiência, pois desde 1991 ele promove sua feijoada em BH, com edições realizadas na Europa e até em São Luis, capital do estado onde ele nasceu, motivo de seu apelido. Ainda tem cerveja Amstel, caipirinhas e caipifrutas com a cachaça Digníssima, refrigerantes e água mineral. De sobremesa, doces típicos de Minas Gerais fornecidos pelo Mercado Central, e sorvete Galato. 

Maranhão é personagem querido em BH. Fotógrafo que escolheu a capital mineira como casa e também dono do boteco que leva seu nome no bairro de Lourdes. 

Mais informações e venda de convites: Buteco do Maranhão - na Av. Bias Fortes, 541 Bairro de Lourdes, 

Serviço:

6 Carnamaranhão

Sábado, 11 de fevereiro, 13 as 18h

Hotel Dayrell Hotel & Centro de Convenções

Rua Espírito Santo 901 

Informações: 99235-3540

https://www.sympla.com.br/evento/carnamaranhao-bh-2023/1849404 

Bicicleta do Samba – 13 Anos de alegria e folia, o Baile

O projeto Bicicleta do Samba ¬– 13 Anos de alegria e folia é um projeto de resgate do samba de raiz capitaneado pela Bicicleta do Samba, agremiação de caráter cultural com foco nas tradições folclóricas maranhenses e brasileiras. A iniciativa surgiu durante os pré-carnavais realizados no Centro da cidade de São Luís, capital do Maranhão com o objetivo de resgate de tradições dos sambas, frevos e marchas que fizeram parte dos antigos carnavais do Brasil.

Um projeto que que também valoriza o turismo apresentando o destino São Luís como cidade artística e histórica reconhecida pela Organização das Nações Unidas para Educação e Ciência – Unesco, como Patrimônio Cultural Mundial no ano de 1997.

A brincadeira teve no primeiro dia de 2010, e a sua primeira aparição. A reunião aconteceu em um estacionamento, na Rua Direita, no Centro de São Luís do Maranhão motivado pelas confraternizações de final de ano, objetivando reunir amigos e simpatizantes motivados pelo clima carnavalesco que contagia a capital maranhense no período, através de suas diversidades rítmicas e culturais do período momesco.

A partir daí um considerável número de foliões, dentre os quais sambistas, jornalistas, profissionais liberais, artistas e demais integrantes da comunidade da Praia Grande e bairros adjacentes se uniram à brincadeira, surgindo assim a ‘Bicicleta do Samba’, no cenário cultural ludovicence.

O crescimento da brincadeira foi gradativamente, construindo expectativas de folia para a cidade de São Luís durante o período do pré-carnaval. A concentração do bloco, criado pelo jornalista e publicitário Gutemberg Marques Bogéa, após o seu surgimento, na rua Direita,ganhou outro cenário a Rua da Estrela, no Bairro da Praia Grande, seguindo assim no final de semana seguinte para a Praça Pedro II, localizada, em frente à Catedral da Sé, na parte externa do antigo Hotel Central na lateral, próxima ao Monumento da Mãe d`Água, em um dos cartões postais mais belos da capital, posteriormente sendo levado para a Rua do Egito onde permaneceu por longos anos.

A folia se insere hoje na programação do pré-carnaval de São Luís fomentando e apresentando no mês de janeiro as atividades culturais que o período proporciona de festividades carnavalesca considerado nas décadas de 70 e 80 o 4º melhor carnaval do Brasil. Tudo dentro de um vasto repertório rítmico e artístico multicultural da diversidade maranhense.

Na história a ser desenvolvida, um grupo de músicos se concentra no entardecer de sábados que antecedem o carnaval, o pré-carnaval, para usufruírem momentos agradáveis de lazer, regado a samba de qualidade e muita animação, concebendo a ideia e as características de resgate do brilho dos antigos carnavais, recebendo convidados que irão fazer um passeio pela musicalidade maranhense, adentrando a cultura multifacetada das principias memórias rítmicas da linguagem carnavalesca brasileira.

O que antes era uma singela reunião de admiradores das brincadeiras de momo, em 13 anos se constitui em um evento marcante do pré-carnaval maranhense, nos entardecer hoje do calçadão da Rua de Nazaré, onde personalidades da cultura popular passam a curtir uma roda de samba comandada pela Bicicleta do Samba em pleno Centro Histórico da capital interpretando sambas, marchas e frevos que fizeram sucesso nos antigos carnavais brasileiro.